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Protocolo de Prevenção do COVID-19

RECEPÇÃO
• Portas e janelas serão mantidas abertas para ventilação do ambiente sempre que possível.• Equipamento de medição de temperatura, disponível para uso.
(desinfectado com álcool 70% antes e depois de cada uso)• Álcool gel em frasco dosador nos balcões.• Desinfecção periódica com álcool 70% dos balcões e equipamentos de uso contínuo.• Desinfecção de chaves, alças e fechos de malas quando em contato.• Máscaras e luvas descartáveis estarão disponíveis para atender a todos os usuários.• Estará disponível álcool gel nos banheiros e demais áreas comuns.• Informativo sobre a importância e maneira correta de lavar as mãos.

RESTAURANTE
• Portas e janelas serão mantidas abertas para ventilação do ambiente, sempre que possível.• Maior distância entre as mesas para minimizar o contato entre dos hóspedes.• Disponibilização de álcool gel em frasco dosador nos salões.• Desinfecção com álcool 70% dos utensílios de mesa e cardápios.• Fornecer talheres em embalagens individualizadas.• Desinfecção e limpeza com álcool 70%, constante e periódica dos utensílios de uso comum.
(saleiros, pimenteiros, temperos de salada, porta guardanapos, mesas, cadeiras, etc.)• Substituição de colheres, pegadores e utensílios de buffet com maior frequência.

COZINHA
• Manter sempre que possível as portas e janelas abertas para ventilação do ambiente.• Disponibilização de produtos para desinfecção de mão sem todas as áreas da cozinha.(Álcool gel 70%)• Controle de acesso de pessoas externas às áreas de produção e manipulação de alimentos.• Para o acesso a cozinha todas as pessoas devem utilizar touca e desinfectar as mãos.• Higienização rigorosa de tábuas de cortar alimentos, talheres e utensílios de cozinha.• Limpeza e desinfecção diária com álcool 70% de equipamentos de alta utilização.(fornos, geladeiras, freezers, batedeiras, processadores, etc.)• Inspeção rigorosa em todas as áreas de preparo e manipulação de alimentos para garantir que as métodos de limpeza e higienização sejam seguidos e realizados de modo consistente.

APARTAMENTOS E CORREDORES
• Manter sempre que possível as portas e janelas abertas para ventilação do ambiente.• Garantir tempo de ventilação natural por pelo menos 2 horas por dia.• Desinfecção rigorosa com desinfetante à base de quaternária de amônia e álcool 70% no interior dos apartamentos.• Desinfecção de amenities, móveis, louças e metais sanitários.• Lavagem criteriosa de banheiros com água sanitária e desinfetante.• Desinfecção de todas as superfícies de contato, móveis e equipamentos, aparelhos telefônicos, controles remoto, frigobar, interruptores e maçanetas, com álcool 70%.• Disponibilizar avisos para que os hóspedes reutilizem suas toalhas para reduzir a possibilidade de infecção cruzada.

LAVANDERIA

• Manter sempre que possível as portas e janelas abertas para garantir a ventilação do ambiente.• Utilização de luvas descartáveis nos processos de manipulação de enxoval.• Limpar e desinfectar frequentemente com desinfetante à base de quaternária de amônia e álcool 70%, utensílios e equipamentos de alta utilização. (lavadoras, secadoras, ferro de passar, etc.)

ÁREAS DE LAZER
Piscina / Hidromassagem:
• Monitoramento do nível de cloro, manutenção do nível de PH.• Ajustar a frequência de limpeza/desinfecção das hidromassagens de acordo com a utilização.• Limpar e desinfectar frequentemente com álcool 70%, os balcões e superfícies de uso comum.

Brinquedoteca:
• Manter sempre que possível as portas e janelas abertas para ventilação do ambiente.• Limpar e desinfectar frequentemente com álcool 70%, todas as superfícies de uso comum.

Academia/ Bicicletas:
• Disponibilização de álcool 70% e toalhas de papel descartáveis próximo aos equipamentos para utilização livre dos hóspedes antes e depois de cada utilização.• Limpeza e desinfecção frequente com desinfetante à base de quaternária de amônia e álcool 70% os equipamentos e superfícies de uso comum

RECURSOS HUMANOS
• Manter sempre que possível as portas e janelas abertas para garantir a ventilação do ambiente.• Orientação constante dos colaboradores para adotarem e seguirem as medidas de prevenção.• Higienização constante do relógio de ponto e disponibilização de álcool gel próximo ao equipamento para higienização das mãos antes e depois da marcação de ponto.• Utilização de luvas pelos colaboradores que recebem e/ou manuseiam uniformes e enxovais.• Utilização de EPI’s necessários ao manusear produtos desinfetantes e outros produtos químicos.

REFEITÓRIO DE FUNCIONÁRIOS
• Limpeza/desinfecção com álcool 70%, todas as superfícies de contato. (mesas, cadeiras, bandejas, buffet, maçanetas e suportes, equipamentos, armários, etc.)• Manter sempre que possível as portas e janelas abertas para garantir a ventilação do ambiente.• Orientação constante dos colaboradores para adotarem e seguirem as medidas de prevenção.• Higienização constante dos utensílios e equipamentos do refeitório.• Disponibilização de álcool em gel em frasco dosador para higienização das mão.• Cartazes informativos com o procedimento correto de lavagem das mãos.

EQUIPE
• Uso obrigatório de máscara protetora facial.• Higienização das mãos após retirada de louças, utensílios e a qualquer contato com superfícies de uso comum.• Evitar apertos de mãos.• Uso de luvas descartáveis quando necessário.• Utilização de luvas ao realizar os procedimentos de limpeza nos apartamentos, realizar a coleta e separação e ao manusear roupas de cama e banho.• Limpeza e desinfecção frequente de utensílios e equipamentos de alta utilização em cada setor. (computadores, telefones, vassouras, alças de baldes e carrinhos, canetas, rádios, etc.)• Registro de qualquer evento que possa indicar contaminação.• Treinamento da equipe para a correta utilização dos produtos e procedimentos.• Supervisão para que as medidas limpeza e higienização sejam seguidas por todos.

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